sexta-feira, 29 de abril de 2011

O melhor chocolate da vida

Pode parecer exagero, mas não é.
Trata-se do melhor chocolate que já comi na minha vida. Descoberta feita pela Calu em suas frequentes e intermináveis pesquisas.
Chocolate belga ao leite, com corn flakes e caramelo.
Um negócio de outro mundo. Indiscritível. Só comendo prá sentir o sabor...

Lascas de chocolate - Folie, SP


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Salada St Louis

O St Louis é na minha opinião uma das melhores lanchonetes de SP. Os burgers de lá são maravilhosos. Mas outro dia descobri que as saladas que eles fazem também são ótimas.

A St Louis, que leva o nome da casa, é feita com alface americana, tiras de frango, queijo gorgonzola, nozes, damasco e crouton.

Salada St Louis - St Louis, SP



terça-feira, 26 de abril de 2011

Orichiette Calabresa e Broccoli

Oriechiette é um tipo de massa caseira típica da Puglia, uma região do sul da Itália. Seu nome vêm do seu formato, que lembra uma pequena orelha.
Na Bottega Bottagallo, no almoço de Terça-Feira, eles servem um orichiette com calabresa e brocólis que é muito gostoso. A massa é leve e o molho bem temperado.

Orichiette Calabresa e Broccoli

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pudim de leite do PizzaBros

Aerado, macio e levemente doce (sem ser enjoativo). Esse é o pudim de leite servido pelo Pizza Bros, no Itaim. Simples, mas muito bom. Consistência perfeita.



Strogonoff de Camarão da Chef Calu

Domingo em SP com céu nublado. Dia perfeito para um almocinho em casa.
No cardápio, o famoso strogonoff da Chef Calu. Porém, dessa vez, uma novidade. Ao invés de carne ou frango, o ingrediente será camarão.
E ficou delicioso, como pode ser visto na foto. Dá água no boca só de lembrar.

Strogonoff de Camarão da Chef Calu


Lula Recheada por André Gordon

Lula recheada com choriço, no Cloud Nine em Aspen Highlands. Apesar dos ingredientes fortes, o prato é muito equilibrado e com um aroma encantador.


Delícias da fazenda

Neste feriado de Páscoa, fui para a fazenda. Lugar perfeito para descansar e obviamente, comer bem. Comidinhas típicas e com aquele sabor inconfundível.
Acordar de manhã e comer pães de queijo quentinhos e feitos na hora é priceless!
E que tal um doce de leite com queijo minas na sobremesa?
Pois é, nada mal...


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Brasato al vino rosso por André Gelfi

Segundo os amigos André e Luciana Gelfi, um dos melhores pratos que já comeram na vida.
Trata-se do Brasato al vino rosso da Tappo Tratoria. Uma costela assada ao vinho tinto com risoto de açafrão
Extremamente macio, não precisa nem de faca para cortar...Fica cozinhando por 8 horas para chegar nesse ponto maravilhoso.

Brasato al vino rosso - Tappo Tratoria, SP

http://www.tappo.com.br

As famosas coxinhas do Frangó por Alexandre Aldighieri

O Frangó é um boteco tradicional de SP. Abriu suas portas há 22 anos e fica no bairro da Freguesia do Ó. Foi eleito por diversas vezes o melhor bar de SP, oferece uma bela variedade de cervejas, além de ser famoso por servir uma coxinha de frango com catupiry sensacional.

Segundo meu amigo e "gourmet" Alexandre Aldighieri, o popular Zander, elas são realmente diferentes.
Sequinhas, de massa firme e crocante. Tem recheio caprichado de frango temperado, desfiado e complemento de catupiry na medida certa.


O bacalhau do bacalhoeiro

O Bacalhoeiro é um restaurante que fica no bairro do Tatuapé, Zona Leste de SP. Ambiente bastante agradável e decoração com azulejos de estilo português.
O cardápio é assinado pelo chef Francisco Everaldo da Silva, que tem passagem por casas como Antiquarius, a Bela Sintra e Trindade.
Ou seja, é um craque da culinária portuguesa!

Estive lá com a Calu e um casal de amigos. Todos comemos muitíssimo bem. O meu prato foi o Bacalhau à Lagareiro com Batatas ao murro: Posta de bacalhau dourada no azeite acompanhado de batatas assadas, alho, cebola, brócolis e azeitonas verdes.


A famosa mousse de chocolate da minha avó

Jantar na casa da minha avó é sempre gostoso. Principalmente quando ela serve a famosa mousse de chocolate como sobremesa.
É divina. Saborosíssima e com uma textura perfeita. Por cima, raspas de chocolate belga. De comer ajoelhado.


O maravilhoso cabrito do Due Cuochi por André Gordon

Famoso cabrito assado com vagens no Due Couchi. Preparado com horas de antecedência além de um sabor forte e prolongado, uma maciez sem igual. Sexta-feira é o dia da iguaria.


Trump Grill em NYC por Felipe Rosa

No pé da Trump Tower, na Quinta Avenida, fica o Trump Grill. Apesar de nome, a variedade dos pratos é grande, passando dos obrigatórios grelhados e sanduíches por peixes, massas e saladas.

Abaixo, o Camarão Scampi (ou, em tradução livre, Camarão camarão), uma receita onde o camarão é feito na manteiga com alho, acompanhado por um spaghetti. É um prato muito saboroso, especialmente se feito com delicadeza. O Steak Frites, com espinafre, é outro clássico, e a carne estava no ponto!



Chez Sitcom por Felipe Rosa

Um dos maiores segredos de NYC é o Chez Sitcom. No coração do Brooklyn, com chefs rotativos, a excelente qualidade só é superada pela grande variedade dos pratos apresentados; as cozinhas espanhola, italiana e mexicana são as mais presentes no cardápio, mas toda ida a este simpático local proporciona uma surpresa.

Desta vez, comi o Rigatoni com molho de tomates e abobrinhas; o molho tinha um toque de pimenta vermelha que enriquecia o sabor. Aparentemente simples, mas como sempre a massa estava no ponto perfeito e o molho, uma delícia.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Pescada amarela do Due Cuochi - por André Gordon

O Due Cuochi está certamente entre os melhores italianos da cidade. Nos últimos anos, recebeu prêemios de melhor restaurante e melhor chef pelas Revistas Veja, Prazeres da Mesa e Guia 4 Rodas.

Pescada Amarela sobre leito de escarolas, lentilhas e emulsão de azeite com ervas no Due Cuochi. Leve e saboroso. Boa pedida.
Pescada Amarela - Due Cuochi, SP



Torta de Amêndoas da Douce France

A Douce France é uma patissêrie inspirada na atmosfera parisiense. O Chef confeiteiro é Patrice Le Nud, um francês que trabalhou em importantes hotéis e restaurantes de diversos países e com vários chefs renomados. Veio para o Brasil em 1989 e em 2001 abriu sua patissêrie.

Os doces são produzidos com ingredientes de primeira qualidade e feitos artesanalmente.
Abaixo, a torta de amêndoas, que é deliciosa.

Torta de Amêndoas - Patissêrie Douce France, SP

O tradicional beirute do Frevinho

Não sei dizer quantos finais de noite já terminaram no Frevinho, tradicional lanchonete paulistana situada na Oscar Freire, Jardins. Ambiente super descontraído e simples, com poucas mesas, balcão e que está sempre lotado. Oferece sanduíches, alguns pratos e o sensacional "rabo de peixe", um chopp geladíssimo tirado com espuma na medida certa.

O beirute de lá é fantástico. Pão sírio, rosbife, queijo, tomate e orégano.

Beirute - Frevinho, SP

Jantar de Pessach

O Pessach é a Páscoa judaica, uma das festas mais importantes do ano. Celebra a libertação do povo judeu da escravidão egípcia.
Além da parte religiosa, as famílias se reunem em volta da mesa para um jantar com pratos típicos e tradicionais da culinária judaica.
Abaixo, alguns pratos do cardápio servido ontem, na casa dos meus tios Silvia e Carlos.

Matzo Ball Soup

 Gefilte Fish

Kashe (Na cozinha polaca, russa e judaica, o trigo sarraceno
é usado para fazer uma papa, chamada kacha, ou kache.)

Matzá

Varenikes de batata com cebolas douradas


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Menu Degustação do Spice Market

O Spice Market é um dos restaurantes mais badalados de NYC. Fica no Meatpacking District.
Seu estilo foi inspirado no Sudeste Asiático. Trata-se de um ambiente informal e "sexy".
A concepão foi criada com a idéia de que os clientes sejam "transportados" para a um mercado de rua vietnamita ou uma barraca de comida tailandesa.

Uma das melhores pedidas é o menu degustação, que são 12 "exemplares" de pratos. Parece muito, mas as porções são pequenas.








Farofa de ovos e banana

Um bom prato de arroz/feijão deve obrigatoriamente vir acompanhado com uma bela farofa.
Na dúvida, entre uma farofa de banana e uma de ovos, faça com os 2 ingredientes. Fica bom demais!
Na foto, a minha farofa. Molhadinha e bem temperada.

King Crag em Hong Kong - por André Gordon

King Crab da península ártica de Kamchatka no Caviar House Prunier de Hong Kong. Gosto sublime que é acentuado com uma taça de champagne. A espera pelo vôo passou bem mais rápido com estas companhias.


Salada Fresh - Chef Chivi

Domingo, calor de 33ºC em SP. Nada melhor do que preparar um saladinha bem refrescante para o almoço. Aliás, resolvi colocar um prática uma receita que vi no programa do Jamie Oliver.
E é bem simples. Primeiro, prepara-se molho fantástico: manjericão, azeite, vinagre de vinho branco, sal e pimenta. Tudo batido no liquidificador. Depois, basta cortar tomates e pepinos e regar com o molho.
Detalhe: Tenho em casa manjericões frescos, que colhi diretamente da minha varanda!


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ojo de bife do Varanda

O Varanda Grill está na minha opinião entre as 5 melhores casas de carnes de SP e talvez do Brasil.
O ambiente é agradável e a decoração de bom gosto. Muito bem frequentado.
A casa oferece uma variedade de carnes especiais, além de saladas e acompanhamentos.

Na foto o ojo de bife, corte extremamente macio com uma pequena parte de gordura, que dá um sabor fantástico à carne. Vale a pena.

Ojo de bife com arroz biro-biro - Varanda Grill, SP

Pudim de leite com pedigree

Nada como uma bela e criativa apresentação.
Um que era para ser um simples pudim de leite, transformou-se num prato caprichado e vistoso. Foi só acrescentar algumas fatias de frutas e voilá!

Pudim de leite com frutas - Quinta das Lágrimas Relais & Chateaux, Coimbra

Restaurante Arcadas - 1 estrela guia michelin

Comandado por Albano Lourenço, o único chef português com 1 estrela no guia Michelin, o Arcadas é um restaurante sofisticado que fica dentro da Quinta das Lágrimas Relais & Chateaux, em Coimbra.
Os pratos são todos baseados na culinária portuguesa, mas recebem toques de requinte no preparo e nos ingredientes. O menu é trocado 4 vezes por ano, pois seguem o ritmo das estações.

Como estávamos hospedados nesse maravilhoso hotel, obviamente que fomos jantar lá.
Comi um prato maravilhoso. Era um arroz de tamboril com lulas e crocante de cebolas.
De sobremesa, pedimos um pudim de laranja com calda de framboesa e gelado de baunilha e as espetaculares cerejas ao vinho do porto com sorvete de canela.

Arroz de tamboril com lulas e crocante de cebolas

Cerejas ao vinho do porto com sorvete de canela

Pudim de laranja com calda de framboesa e gelado de baunilha



Bica do Sapato, em Lisboa

Ambiente descolado, sonzinho lounge e decoração moderna. Assim é o Bica do Sapato, bar e restaurante que fica em Lisboa e tem como sócio o ator John Malkovich.
A localização é fantástica, às margens do Rio Tejo, o que proporciona uma vista incrível e torna a refeição ainda mais gostosa.
Percebi que 10 entre 10 guias indicavam o local, portanto, resolvi conferir.
Os pratos são baseados na culinárias portuguesa, mas sempre recebem um toque contemporâneo.

De entrada pedimos camarões tigre flambados com saladinha verde.
Como prato principal, eu pedi um atum crocante com ratatuille e a Calu um risotto de abóbora com espinafre, funghi e pinholi. Tudo estava muito bom

Atum crocante com ratatuille

Camarões tigre flambados com salada verde
 Risotto de abóbora com espinafre, funghi e pinholis


Porto Santa Maria, o melhor restaurante de peixes de Cascais

O Porto Santa Maria é sem dúvida o melhor restaurante de Cascais, simpática cidade de praia que fica há 35min de Lisboa, Portugal. O ambiente é super agradável, bem decorado e com vista para a praia.
Os pratos (peixes em sua grande maioria) são espetaculares.
Para começar, nada como uma lula a doré de entrada.
Porém, quando estava indo para Portugal, me disseram: coma um peixe ao sal. E lá fui eu.
Escolhi um robalo e pedi para que fizessem ao sal. O procedimento é simples: coloca-se o peixe em um recipiente, cobre-se o peixe todo com sal grosso (como se fosse um iglu!) e leva-se ao forno bem quente por uns 30min.
O peixe vai assar no calor do forno e no "bafo" do sal, que vai ficar como uma espécie de crosta.
Quando fica pronto, o garçom leva à mesa, e na sua frente, quebra a crosta de sal, tira o peixe e serve.
É delicioso!

Lulas a Doré - Porto Santa Maria, Cascais

Peixe ao sal com batatas assadas


Jantar inesquecível em Paris

Paris, Março de 2006. Calu e eu (ainda namorados) resolvemos jantar num bistrô simpático que ficava na frente do nosso hotel. Como nosso francês é "nulo", apanhamos um pouco do cardápio, que obviamente, não tinha tradução para inglês. Bom,  sendo assim, pedimos 2 pratos que nos parecia não ter erro.
Nessa hora, o garçon nos pergunta algo do tipo: Não vão querer uma entrada? Sim, vamos. Ele pergunta apré? Sim, apré.
Resultado, o maravilhoso tomate temperado ao forno que seria a tal entrada, acabou vindo depois dos pratos principais e nós, que já estávamos completamente bêbados, demos muita risada!!!
Ps: Minutos depois no hotel, pedi a Calu em casamento!



Bacalhoada do Adega Santiago

Sou aficcionado por bacalhau. Acho super saboroso e sempre que vejo no cardápio, vou certeiro!
Essa bacalhoada na lenha do Adega Santiago é divina. Uma belíssima posta de bacalhau acompanhada por tomates, cebolas, azeitonas, ovo cozido e salsinha. E obviamente, regado a um excelente azeite português.

Bacalhoada na lenha - Adega Santiago, SP

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Receita: Ceviche Tradicional

Ingredientes
180g de robalo em cubos
140 ml de suco de limão
2g de pimenta-dedo-de-moça picada
1g de gengibre ralado
1 g de alho ralado
60g de cebola em fatias finas
2g de coentro picado
sal a gosto

Modo de fazer
Temperar o robalo com sal, gengibre, alho, o suco de limão e a pimenta. Misture bem para que o peixe absorva os sabores. Adicione o coentro e continue misturando. Coloque a cebola, misture e sirva imediatamente.

Le Pain Quotidien

A Le Pain Quotidien é uma boulangerie "elegante" que oferece excelentes pães sofisticados. Como o nome sugere, as receitas são francesas.
É um bom local para se tomar um café da manhã, pois eles montam sanduíches na hora. Tudo fresquinho e muito bom. Os muffins também são ótimos.



E.A.T em NYC

O E.A.T é uma deli / restaurante que fica no Upper East Side, em NYC. O proprietário é Eli Zabar´s, conhecido empresário do ramo da gastronomia. O local foi aberto em 1973 e oferece saladas, pães, sanduíches, sopas e alguns pratos.

Quando estive lá, pedi um "pout-pourri" de saladas. Cole Slaw, Egg Salad e Caprese. Muito boas e sempre fresquinhas. As saladas são feitas 2X por dia.