terça-feira, 14 de junho de 2011

Le Baratin, um bistrô tipicamente parisiense

O Le Baratin é um bistrô que apesar de não estar no circuito turístico e luxuoso da cidade é considerado um dos melhores de Paris. Até o famoso pâtissier francês Pierre Hermé é habitué do restaurante.
Como tinha lido boas indicações de gourmets e em blogs especializados, fui conferir.

Quem comanda as panelas é a argentina Raquel Carena, que comprova que tamanho não é documento. A cozinha do bistrô é bem pequenininha, mas isso não atrapalha nem um pouco no sabor dos pratos deliciosos. O menu da casa não é fixo, normalmente Raquel cria seus pratos com os produtos da estação.

A seleção e sugestão dos vinhos são do proprietário Philippe Pinoteau, que é bem atencioso e tem uma carta de vinhos muito bem selecionada.
Tanto o menu do dia quanto a sugestão dos vinhos ficam escritos em um quadro-negro à vista de todos e que é trazido a mesa na hora de escolher o prato.

Estávamos em 4 pessoas e para começar, pedimos 3 entradas: um “Tartare de lieu jaune”, que é um peixe com textura do bacalhau fresco (muito parecido com um ceviche), uma salada de alcachofras e folhas verdes e uma incrível burrata com anchova, pimentões e azeite.

Os pratos do dia eram: carne assada no vinho e bacalhau ao forno com legumes. Ambos muito gostosos.
De sobremesa, pedimos a especialidade da casa: bolo com creme de baunilha, morangos e açúcar de confeiteiro. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário